As crianças e jovens possuem Inteligências Múltiplas nem sempre conhecidas e valorizadas?


Howard Gardner quebrou os velhos paradigmas sobre a inteligência humana.

Sabemos que sempre foi considerado inteligente o aluno com destaque em Matemática ou na arte da retórica e da escrita. Os alunos com destaque na disciplina de Artes ou Educação Física, por exemplo, não costumam ser muito valorizados pela sociedade em geral, tão pouco considerados inteligentes. E assim, muitas crianças e jovens durante o processo de ensino aprendizagem que apresentam dificuldades em Matemática ou em Língua Portuguesa, muitas vezes foram e ainda são consideradas como lerdas ou mesmo incompetentes.
Verifique suas crenças pessoais. Você considera seus filhos ou alunos inteligentes quando realizam belos trabalhos de Artes Visuais ou quando tiram a nota máxima em Matemática?
Por muito tempo consideramos como dom divino os talentos individuais e a própria inteligência.
Nunca foi possível a completa compreensão do porque de algumas crianças e jovens destacam-se em calcular, outros em escrever enquanto que outros ainda,destacam-se em pintar, cantar, dançar, outros são serem líderes naturais e oferecerem exemplos de comportamentos adequados. Por muito tempo atribuímos a Deus a distribuição dos dons, dos talentos humanos.
Nas últimas décadas um grande passo foi dado para a compreensão do que é e como funciona a inteligência, a área da neurobiologia desenvolveu inúmeras pesquisas e, por meio delas, chegou-se à conclusão de que há áreas específicas no cérebro humano que correspondem, de maneira aproximada, a certos espaços de cognição, de competências específicas do homem, ou seja a vários tipos de inteligências. Um dos maiores pesquisadores foi o psicólogo Howard Gardner que quebrou os velhos paradigmas sobre a inteligência humana.
Segundo suas pesquisas, haveria áreas do cérebro que expressariam, de formas diferentes, a inteligência humana, e caberia ao processo educacional, aos pais, ao educador desenvolver todas as inteligências múltiplas das crianças e jovens por meio de uma metodologia diversificada e atualizada, promovendo sua aprendizagem, a elevação da sua auto-estima e a efetivação do seu equilíbrio emocional, em função do sucesso na aprendizagem.
O psicólogo Gardner explicou que as inteligências são potenciais que poderão ser ou não ativados, dependendo dos valores de uma cultura específica, das oportunidades disponíveis nessa cultura e das decisões pessoais tomadas por seus educadores, familiares e outros.
A idéia central do O psicólogo Gardner é a de que a inteligência compõe-se um amplo espectro de competências inter-relacionadas, algumas das quais antigamente eram consideradas dons divinos, talentos, como a músical ou a pictórica e espacial. O grande aspecto revolucionário da teoria das Inteligências Múltiplas está no fato de que todos os seres humanos possuem todas as inteligências múltiplas, só que em diferentes graus de desenvolvimento. Ninguém recebeu dons divinos. O que nos falta é desenvolver essas inteligências que ainda se encontram adormecidas. Nos falta treiná-las.
Há cientistas que dão um caráter subjetivo à classificação dos tipos de inteligência. Especificamos oito tipos.

De acordo com Howard Gardner, os estilos pessoais de aprendizagem ou as inteligências múltiplas dos indivíduos, seriam:

• INTELIGÊNCIA ESPACIAL - que é a capacidade de reconhecer e manipular uma conjuntura espacial ampla ou restrita. É fundamental para os navegadores, para os cirurgiões e escultores.

• INTELIGÊNCIA FÍSICO-CINESTÉSICA - habilidade de usar o corpo para resolver problemas ou fabricar produtos. Dançarinos, atletas, artesãos, cirurgiões e mecânicos utilizam essa inteligência.

• INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL - grande sensibilidade ao lidar com os outros.
• É importante para os políticos, os assistentes sociais, os psicólogos, os vendedores, os professores, etc.

• INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL - capacidade e autoconhecimento, auto-estima, incluindo aí seus desejos, suas aptidões e suas limitações; unida à habilidade de utilizar essas informações para alcançar objetivos pessoais.

• INTELIGÊNCIA LINGÜÍSTICA - aptidão para aprender línguas e para utilizar a linguagem falada e escrita para atingir objetivos. Advogados, atores, oradores, escritores e locutores exploram essa capacidade.

• INTELIGÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA - facilidade de realizar operações matemáticas e de analisar problemas com lógica. Matemáticos, físicos, astrônomos engenheiros e cientistas têm essa capacidade.


• INTELIGÊNCIA MUSICAL - sensibilidade para apreciar e aptidão para composição de padrões musicais e atuação na área de música.

• INTELIGÊNCIA NATURALISTA: sensibilidade para apreciar e se relacionar com o meio ambiente.

• INTELIGÊNCIA PICTÓRICA – sensibilidade para com a Arte.

Atualmente, Gardner admite que possam existir outras inteligências, como a existencial ou espiritual e até mesmo a inteligência ética-moral.

Acreditamos que é imensurável a contribuição da teoria das inteligências múltiplas, pois ela modifica nossos antigos conceitos sobre inteligência e ensino.

A partir dessa teoria é possível acabarmos com as comparações entre irmãos, entre amigos, que costumam engrandecer alguns e diminuir outros, acabar com as comparações entre colegas e reduzir a baixo auto-estima em milhares de crianças e jovens provocadas por esses equívocos quanto a inteligência humana.

A partir de hoje, quando o seu filho ou filha trouxer o boletim e nele você perceber que eles tiraram nota baixa em Matemática ou em qualquer outra disciplina, em Artes ou Educação Física, faça um favor para o processo de aprendizagem deles: parabenize-os pelas notas altas nas disciplinas em que se destacam, elogie seus esforços, estimule seus filhos, valorize as inteligências múltiplas de cada um. Nunca compare as suas notas com as notas de ninguém.



Se você incentivá-los, elogiando os seus sucessos e buscando ajuda para que ele consiga superar suas dificuldades com certeza seus filhos terão sucesso na escola, pois as inteligências múltiplas que se encontram afloradas acabam despertando as que estão adormecidas se eles receberem estímulos externos!

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