Seus filhos estão com baixo rendimento na escola?



A escola, o professor e a falta de estudos nem sempre são os responsáveis pelo fracasso nos estudos? Como não?

Ah! O responsável é o cérebro acelerado!

As crianças e jovens atuais, tem um cérebro acelerado diferente da geração passada?

Cérebro Acelerado? O que é isso?


Segundo especialistas, um dos maiores responsáveis pelo atual desinteresse das crianças e jovens pelos estudos é o fato do cérebro deles ser estimulado o tempo todo pela TV, pelo cinema, pelo computador, internet, pelos jogos eletrônicos.

No atual mundo tecnológico, fantástico, eles convivem com personagens sensacionais, maravilhosos, belos, interessantes, alegres, divertidos, destemidos, valentes, corajosos que acabam por ofuscar e apagar a simplória imagem dos pais e dos educadores.

Novas descobertas revelam que a criança e o jovem atual tem o pensamento acelerado. Eles sofrem de uma Síndrome provocada pela era moderna, pelos meios de comunicação.

Os especialistas afirmam que essa Síndrome gera ansiedade e causa dependência constante de novos estímulos e em maior quantidade. Assim, o ato de estudar deixa de ser interessante se comparado ao mundo virtual e eletrônico. Estudar torna-se uma tarefa cansativa e desinteressante.

Em função de não conseguirem concorrer com as mídias e com o que elas oferecem, de não desenvolverem uma linguagem capaz de impressioná-los, de alcançá-los, tanto quanto a TV, os jogos eletrônicos e o cinema, a escola, os educadores e pais estão a cada dia perdendo espaço. Por isso, parece que o ato de educar ficou bem mais difícil tanto para pais quanto para os educadores, pois as crianças e os jovens não conseguem absorver os seus valores e serem influenciados por eles.

Atualmente para inúmeras crianças e jovens o ato de estudar é desestimulante, cansativo, repetitivo, chato, sem brilho, e os educadores, pessoas comuns, sem a menor graça, super ultrapassados e caretas.
A verdade é que a escola, os pais e os educadores estão em baixa, em preto e branco, sem cor e sem nenhum sabor.

Precisamos estar conscientes de que o celular, a internet, os jogos eletrônicos, o DVD, a TV, o cinema, o MP4, o You Tube, alteraram profundamente a mente e a vida das crianças e dos jovens, pois alteraram suas emoções, sentimentos e principalmente o seu cérebro!

Em função do excesso de estímulo recebido, a qualidade e a velocidade do pensamento das crianças e dos adolescentes mudaram, causando a SPA.

Sem que percebêssemos a modernidade alterou e continua alterando o funcionamento do cérebro das crianças, jovens e até dos adultos e não nos preparamos para lidar com esse tipo de problema. Sem termos consciência dessa Síndrome, alicerçados por nossas crenças antigas, cometemos o tempo todo equívocos, rotulando nossas crianças e jovens de desinteressados, de incompetentes, acreditando que eles são um bando de preguiçosos, pois eles não querem nada com nada, não querem estudar, não gostam de ler, não se concentram, não tem atenção durante as aulas, alguns até odeiam pesquisar, etc. A verdade é que eles não têm culpa de terem seus pensamentos acelerados pelos constantes estímulos recebidos e por isso a cada dia acham a escola, o educador – comparados com estímulos que recebem de fora – menos interessantes.

É o momento de quebrarmos paradigmas e de rever as nossas crenças.

Você que está lendo esse artigo que é pai ou mãe ou ainda um educador, pode parar de achar que seu filho ou seu aluno é um rebelde sem causa, um preguiçosos ingrato e irresponsável. Ele é fruto de um novo tempo e não nos demos conta.

Retomando, em primeiro lugar o cérebro dele não está pronto, em segundo lugar , ele pode estar sofrendo de SPA, ele tem um cérebro inacabado e acelerado, e não tem a menor noção e culpa disso.

Cientes dessas verdades, precisamos orientá-los, dialogar com eles contrapondo a realidade das mídias com a realidade das salas de aulas. Precisamos conscientizá-los de que o ato de estudar é e por muito tempo continuará sendo desinteressante se comparado com o computador, cinema e jogos eletrônicos.

Cabe aos pais supervisionarem o tempo que seus filhos se dedicam as mídias e aos estudos. Nesse sentido, é óbvio que farão a tarefa de casa o mais rápido possível e sem aprofundamento de estudos para mergulharem nas delícias das mídias.

Eles precisam de orientação, mas principalmente de compreensão.

Precisamos nos atualizar para educá-los de forma a garantir que administrem sua SPA.

Nenhum comentário: