
Conte histórias para seus filhos, transmitindo valores e virtudes!
As histórias mais simples transmitem pensamentos complexos que afetam a nossa visão do mundo.
Um personagem pode despertar nossas crianças e jovens para a vida, por isso, precisamos cultivar o hábito de contar as histórias falando de cada personagem com alma, paixão, emoção e com sentimentos!
Os contos de fada, os mitos, as lendas, não são histórias ingênuas apenas para divertir as crianças, são espelhos das experiências humanas, com toda uma gama de possibilidades de vir a ser.
Elas tocam sentimentos poderosos, elas refletem as ações, a estrutura emocional e psicológica, a personalidade, os pensamentos, os sentimentos dualistas dos seres humanos que muitas vezes permanecem escondidos. Elas desnudam as máscaras do ser humano!
Todos, sem exceção em nossa sociedade, deveriam contar histórias para as crianças e jovens antes de eles dormirem. Contar histórias é encantar a alma!
Muitos pais lendo esse artigo podem questionar:
- Mas as histórias não são repletas de bruxas más, dragões, magos negros que tramam para prejudicar as princesas e os príncipes, elas não trazem muita disputa, guerras, dores e todos os tipos de sofrimentos?
Em verdade, essas histórias colocam as nossas crianças numa situação de enfrentamento, conflito, luta, batalha - situações correlatas a condição humana - de forma mágica, sem que elas percebam!
Assim, as crianças e os jovens aprendem com as histórias que crescer é ir de encontro com os problemas, com as dificuldades, com os conflitos, com todas as discrepâncias humanas. Aprendem que crescer é aprender a ser justo, verdadeiro, solidário, é saber perder, enfrentar derrotas e proteger os mais fracos e os oprimidos. Compreendem que crescer não é fugir dos problemas, mas enfrentá-los sem medo, apesar do medo, com coragem, força, fé e com a cabeça erguida.
As histórias deixam claro que não estamos sozinhos. A sua sabedoria oculta diz que se formos bons e generosos, ou seja, virtuosos, nos momentos de grandes desafios e sofrimentos sempre surgirá alguém para nos ajudar.
Se nossas crianças e jovens puderem acreditar que se forem bons sempre serão ajudados e que não vão jamais sucumbir frente a qualquer obstáculo, dificuldade que encontrarem na vida, vão perceber que não vale a pena fugir dos problemas, se desesperar quando eles acontecerem. Saberão que com fé, paciência, força, coragem, amor, serão vitoriosos e serão recompensados no final.
Nas teias da fantasia, para que a felicidade os alcance aprenderão que só terão uma alternativa: a de caminhar persistentemente pela vida, repletos de coragem, esperança, amor na busca das soluções para seus desafios.
Nas histórias nossos jovens podem obter um consolo muito maior de um personagem do que com o esforço do seu pai para consolá-los baseado no seu raciocínio, discursos, que para eles são simples lição de moral e muito blá, blá, blá.
As histórias apresentam heróis e heroínas que buscam incansavelmente a realização dos seus sonhos, movidos pela coragem, esperança, mas não escondem as dificuldades da vida, os dilemas da condição humana, enfrentam seus medos, inseguranças, inimigos ferozes, enfrentando perigos de todos os tipos. Tudo o que faz parte da vida humana é exposto de maneira clara e sem subterfúgios, mas de forma encantada.
As histórias, transmitem as crianças de forma mágica, que uma luta contra as dificuldades graves da vida é inevitável, é parte da existência humana – mas que se elas não se intimidarem, mas se defrontarem de modo firme, elas dominarão todos os obstáculos e, ao fim, emergirão vitoriosas, realizarão seus sonhos e jamais a exemplo dos heróis ficarão inertes, desesperançadas, desanimadas, descrentes, estagnadas. Lutarão e vencerão seus inimigos externos e internos!
As histórias falam ao coração das crianças e jovens, elas as socorrem, auxiliando-as em seus medos, dúvidas, em suas dificuldades, por isso elas não se cansam de ouvi-las!
Os personagens aliviam as tristezas internas, dão esperança de que tudo acabará bem. As crianças e jovens se identificam com os personagens e passam a viver com eles suas aventuras, desventuras, problemas, dificuldades que no fundo são semelhantes as suas, por que as histórias refletem os dilemas existenciais de toda a humanidade. O auxílio nasce da maneira como os personagens reagem e agem diante de todas as tramas e dramas. E pode ver, o final é sempre feliz. Os personagens nunca desistem de seus sonhos. Sofrem, lutam, são humilhados, machucados, prejudicados, mas nunca, nunca desistem e sempre vencem o mal.
Será que é uma tarefa fácil, vencer um dragão ou uma bruxa malvada para salvar uma linda princesa?
Claro que não! Diria que é uma tarefa quase impossível!
E a nossa vida, por acaso não é repleta de muitos dragões?!
Será que sofremos represálias o tempo todo, de todo tipo? Muitas vezes pensamos em desistir, nunca sabemos quando poderemos ser atacados ou destruídos? Sentimos medos? Inseguranças?
Nos momentos de desespero, lembramos das histórias que nossos pais nos contaram que nos falaram da coragem, da força, da esperança e voltamos a sonhar, a ter forças para acreditar que tudo pode dar certo no final?
Será que esses exemplos não podem ajudar-nos e a ajudar nossas crianças e jovens a se manterem calmos e otimistas no meio de uma tempestade existencial?
“Se conseguir fazer seu filho sonhar, terá um tesouro que fará inveja a qualquer rei.”
Precisamos nos condenar a ser eternamente crianças para poder ver a beleza do mundo, as borboletas amarelas e as azuis...
Nenhum comentário:
Postar um comentário